Hoje em dia, o consumidor já pode contar com várias ferramentas de teste de internet. Um deles é o medidor de internet Brasil banda larga, que calcula a conexão de cada computador.

O teste é válido não só para conexão Brasil banda larga, como também para usuários que acessam a internet através do celular. A partir dessa ferramenta, é possível saber como está a qualidade da sua internet. Os resultados são imediatos e o teste pode ser realizado a qualquer momento.

Por isso, foi criado o teste Brasil banda larga, também conhecido como Entidade Aferidora da Qualidade. Ele foi criado pela Anatel com o objetivo de identificar principalmente se as redes de internet do Brasil têm qualidade.

Utilização do medidor Brasil Banda Larga

Embora muita gente não saiba, mas é muito difícil chegar em nossas residências a mesma quantidade de internet contratada pelo provedor. A Anatel estipula uma média 80% do valor total que foi contratado de megas.

Então não se espante se o valor tiver a menos. O que importa é que ele chegue bem próximo do contratado.

Ademais, para realizar o teste, basta acessar o site Brasil banda larga e clicar onde tem escrito “teste de velocidade” . Para quem utiliza o Internet Explorer 10 ou o navegador Chrome, o Brasil banda larga não irá funcionar com Java. Dessa forma, realize o teste sem Java.

Ademais, caso você use uma versão mais antiga do Explorer ou o Firefox, poderá realizar o
teste com Java.

Sobre os testes de velocidade

Antes de tudo, é muito importante que você faça testes com periodicidade para verificar o status da sua internet. Só assim, você conseguirá saber se a internet contratada a mesma recebida, ou pelo menos tem uma porcentagem próxima. Lembrando que esse valor deve ser de 80%.

Além do Brasil banda larga, existem muitas outras ferramentas para realização de testes de velocidade pela internet. Além de verificar o seu computador, é possível também olhar a internet do seu celular.

Outra opção que o consumidor tem também é o SIMET, que é o Sistema de Medição de Tráfego Online. Ele ajuda a medir a internet de maneira independente, a fim de possibilitar melhorias constantes nos sistemas.

Essa é uma ferramenta utilizada também pelo Inmetro, que pode ser baixada diretamente no computador para a realização da medição de velocidade.

As duas ferramentas estão disponíveis na internet para serem baixados, tanto em computadores, quanto nas lojas que dão suporte para celulares IOS e Android.

O que analisar no teste

Quando o teste de velocidade é finalizado, é possível ter informações acerca das velocidades de download e upload, o ping e informações do computador acessado.

A velocidade de download é a mais importante, que você deve levar em consideração. Isso porque essa é a que foi contratada pelo seu provador. Essa velocidade tem relação com os downloads que você faz, os vídeos, programas e filmes que você baixa.

Enquanto isso, a velocidade de upload refere-se a tudo aquilo que você tenta carregar para outras pessoas, como arquivos de e-mail e fotos nas redes sociais.