O vestibular é uma das formas mais comuns de entrar nas universidades no Brasil. Essa palavra está na cabeça de muitos estudantes secundaristas, que precisam escolher uma profissão e adentrar nesse novo mundo.

No entanto, as instituições de ensino têm maneiras diferentes de realizar as provas de vestibular. Algumas possuem mais ou menos questões, etapas e formas diferentes de aplicação. Além disso, existem faculdades que realizam provas uma vez ao ano e outras que realizam duas vezes.

Se você vai se jogar nessa aventura de busca por um futuro, não deixe de ler esse artigo e saber tudo sobre o vestibular e as formas de adentrar a faculdade.

Vestibular: saiba o que é e como funciona

A forma tradicional de começar um curso numa faculdade é através do vestibular. Primeiramente, o candidato precisa se inscrever e realizar uma prova, em horários e datas estabelecidos pela instituição de ensino.

A depender da faculdade e do seu curso escolhido, você precisará fazer mais de uma prova. Mas isso só são em alguns casos, como por exemplos nos vestibular para as áreas de artes, arquitetura e urbanismo, moda e dança, no qual o candidato precisará fazer uma prova prática.

No vestibular serão testados os seus conhecimentos principais, aprendidos sobretudo no ensino médio. Geralmente, os assuntos mais cobrados referem-se às áreas de matemática e raciocínio lógico, além do português e ciências. Mas não descarte também os conhecimentos gerais e atualidades, também muito cobrados em provas de vestibular.

Em relação ao formato das questões, elas podem vir como provas de múltipla escolha ou discursivas. Portanto, se você não é muito adepto de redação ou de escrever e tem mais aptidões para a área de exatas, é bom já ir treinando a sua escrita. Estude redação e se saia bem na sua prova aberta.

Ademais, algumas instituições privadas possibilitam ao aluno fazer uma prova para início dos estudos no começo do ano e no meado do ano. Essa é uma grande oportunidade para quem perdeu o prazo, mas não quer deixar de estudar por conta disso.

Como entrar na universidade?

Como já dissemos, existem muitas formas de ingressar na faculdade, como:

Vestibular agendado

Aqui o candidato escolherá o horário e local mais conveniente para realizar a prova junto a instituição de ensino. As faculdades privadas costumam fazer esse tipo de prova, que pode ter seu formato variado, a depender do tipo de prova e curso.

Pelo Enem

O Enem, mais atual forma de vestibular, é o sistema de exame nacional de seleção de alunos que desejam estudar numa instituição pública. Ela é a mais falada atualmente, por conta das mudanças ocorridas nos últimos anos em relação ao aceite de novos alunos em instituições públicas e privadas.

Faculdades Públicas x Faculdades Particulares

Faculdades públicas e particulares podem ter formas diferentes de vestibular. Existem cursos nas instituições privadas que chegam a ser mais concorridos do que nas públicas. No entanto, a entrada para as faculdades privadas é chamada de processo simplificado. Isso é, existe apenas uma fase de múltipla escolha ou de redação. Além disso, essas instituições podem aplicar outras formas de seleção, como a nota do Enem, avaliar o histórico escolar do aluno ou realizar uma prova agendada.